Home / Blog / Como limpar tapetes capachos

Como limpar tapetes capachos

Como limpar tapetes capachos
2 (40%) 1 voto

Os tapetes capachos são ótimos itens de decoração tanto para uma casa ou apartamento, como, também, escritórios. Além de transmitirem logo na entrada a personalidade dos proprietários, eles são ideais para garantir a limpeza do ambiente, já que os visitantes podem limpar os pés antes de entrar.  

Mas, para garantir que eles realmente evitem que a sujeira entre nos interiores é preciso realizar uma limpeza geral. Muitas pessoas esquecem, mas, com o passar do tempo, a poeira vai se cumulando nos fios e logo o item não consegue mais cumprir a sua função primordial. 

Atualmente, existem várias empresas que oferecem o serviço de limpeza de tapetes capachos. Se você possui um escritório essa é uma ótima opção, já que, geralmente, os auxiliares de limpeza e zeladores podem não saber como lidar com os esses materiais.  

Já para quem mora em casa ou apartamento, é possível realizar a higienização desses itens sem a necessidade da contratação de uma empresa especializada. Para isso, basta seguir algumas dicas fáceis e práticas.  

Abaixo, um vídeo produzido pela própria Global Sinos, mostra como fazer a limpeza e manutenção do seu tapete capacho:

Dicas para limpar tapetes capachos  

A primeira coisa que você precisa ficar atento na hora de limpar tapetes capachos é em relação ao material de que ele é feito. Lembre-se, alguns deles podem não ter resistência a água, ou determinados componentes químicos presentes em produtos de limpeza.  

No caso daqueles feitos de fibra natural, como o sisal e juta o ideal é virá-los de cabeça para baixo e bater neles com uma vassoura para retirar o excesso de poeira e resíduos. Em seguida, use um aspirador na potência máxima para retirar todos os dejetos que sobrarão na parte de cima dele.  

Além disso, você pode umedecer um pano com água, mas sem deixa-lo encharcado e usar um produto de limpeza específico para esses itens. Passe o tecido sobre a superfície e deixe o acessório secar na sombra.  Em hipótese alguma lave esses itens na máquina de lavar ou tanquinho. 

No caso dos tapetes capachos feitos de fibra sintética, a manutenção é bem mais fácil, sendo um grande diferencial nos cuidados. O ideal é usar produtos de limpeza próprios para esse tipo de acessório, e sempre verificar as recomendações do fabricante.

 

Erros comuns na hora de lavar tapetes capachos que devem ser evitados 

A grande maioria das pessoas que possuem tapetes capachos em casa, no apartamento ou escritório cometem uma série de erros bem comuns que diminuem a vida útil desses acessórios. Por isso reunimos os mais comuns que podem ser evitados.  

  • Falta de manutenção frequente: Assim como lençóis e cobertores precisam de uma frequência de lavagem, os tapetes capachos também necessitam de uma manutenção periódica. Ela vai depender do tipo de material e de como o acessório é usado.  
  • São todos iguais: Não, essas peças não são todas iguais. Cada uma possui materiais diferentes e precisam de produtos e métodos específicos de higienização. Por isso, antes de lavá-las, sempre procure saber quais as recomendações do fabricante.  
  • Esquecer dias ao ar livre: Na hora de lavar os tapetes capachos, muitas pessoas tendem a pendurá-los em varais e esquecê-los no sol ou na chuva. Isso acaba diminuindo a vida útil do acessório, pois, ajuda na proliferação de microrganismos prejudiciais.  

Esses são apenas alguns dos erros cometidos pela grande maioria das pessoas que possuem tapetes capachos. O ideal, é que se você tem alguma dúvida em relação a manutenção desse tipo de acessório, entre em contato com o fabricante para obter as orientações corretas sobre a higienização dele.  

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Solicite um Orçamento

Sobre Global Sinos

Veja também

o que é borda rebaixada

O que é borda rebaixada?

O que é borda rebaixada?5 (100%) 1 voto O que é a borda rebaixada no …