Home / Blog / Tapete Capacho Entra que tá Frio de Renguear Cusco

Tapete Capacho Entra que tá Frio de Renguear Cusco

Tapete Capacho Entra que tá Frio de Renguear Cusco
Avalie esta postagem

Tapete capacho Entra que tá Frio de Renguear Cusco

No texto de hoje trouxemos o tapete capacho Entra que tá frio de Renguear Cusco, mais um produto da linha Tapetchê, a marca que leva a tradição gaúcha até a sua porta!

Você já ouviu a expressão tipicamente gaúcha “entra que tá frio de renguear Cusco”? Pois não pense que esse é somente um alerta para um friozinho à toa não! Barbaridade, é um frio daqueles!

Quando alguém solta essa expressão está querendo dizer que se trata de um frio tão intenso, mas tão intenso, que até mesmo os cachorros presentes na rua chegam a tremer as patas e mancam – É para deixar qualquer um atucanado, não é? Mas bah!

O frio no Rio Grande do Sul, em geral, é muito mais intenso do que no restante do país – aliás, há até mesmo algumas regiões que nem sabem direito o que é vivenciar um dia de inverno realmente intenso!

Mas no Sul isso não ocorre! O frio pode ser realmente de "renguear cusco".

A expressão faz parte de um forte regionalismo que possui uma grande influência de outro idioma – o espanhol. Ele é o principal idioma falado nos países vizinhos à região, como por exemplo, Argentina e Uruguai – no caso, o sul do Rio Grande faz fronteira com o Uruguai, e o oeste gaúcho faz fronteira com a Argentina!

Cusco é do espanhol, e significa na nossa tradução para o português cachorro. Já renguear é algo presente no forte regionalismo dos gaúchos, que quer dizer tremer, mancar! – é o típico “gauchês” que faz essa região ser reconhecida em qualquer parte do país!

Quando alguém toma essa expressão, está querendo dizer que o frio é de fato muito intenso e como os cachorros na rua acabam sendo acometidos pelas baixas temperaturas, acaba-se dizendo que eles “tremem as patas” ou mancam de tanto frio! – eles chegam a ficar encolhidinhos!

A expressão também é bastante usada nos países Uruguai e Argentina, que também vivenciam dias bastante frios!

Portanto, quando você quiser que alguém não fique do lado de fora passando frio e queira convidar para tomar um chimarrão quentinho, pode falar a citação ou até mesmo adquirir o capacho com a frase “entra que tá frio de renguear cusco” – certamente todo mundo vai se animar com o convite!

Conheça toda a linha Tapetchê clicando aqui.

Tapete Capacho Entra Que Ta Frio de Renguear Cusco Maritimo
Tapete Capacho Entra Que Ta Frio de Renguear Cusco Maritimo

Gostou do texto? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

[mc4wp_form id="5436"]
Solicite um Orçamento

Sobre Global Sinos

Veja também

o que é borda rebaixada

O que é borda rebaixada?

O que é borda rebaixada?5 (100%) 1 voto O que é a borda rebaixada no …